Prazeres à beira rio

|


A Cidade de Lyon candidata-se a capital europeia da cultura no ano de 2013. Carregada de história, oferece a tranquilidade própria das cidades banhadas por rios. Por aqui passa o Rhône e o Saône, emoldurados pelas colinas gémeas, a Fourvière, “a colina que reza”, e a Croix Rousse, “a colina que trabalha”. Ainda com vestígios romanos, os edifícios levam-nos a um passeio pela história ao longo dos séculos, até a uma arquitectura contemporânea, capaz de sustentar esta cidade com mais de 2000 anos de história.

• CULTURA
A oferta cultural é vasta. Com 35 museus, o centro histórico de Lyon é, desde Dezembro de 1998, classificado pela Unesco como Herança Mundial. Dividido em quatro distritos, Fourvière, Vieux Lyon, Presqu’île e Croix-Rousse, o centro histórico apresenta 174 monumentos históricos. Os múltiplos festivais bienais garantem uma oferta cultural e animação em todas as estações do ano. Desde dança, arte contemporânea, marionetas ou teatro, a cidade enche-se de ritmo para os habitantes e visitantes que por ali passam.

Sugestão: Enquanto Lyon não recebe o estatuto de Capital Europeia da Cultura, pode assistir
à Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Lyon, a decorrer até 6 de Janeiro de 2008.

• ANIMAÇÃO
Em Dezembro, a cidade prepara-se para um dos momentos mais altos do ano, o Festival das Luzes, entre os dias 6 e 9. Nesta altura, toda a cidade, desde os monumentos às pontes, se engalana com tecidos dourados e multicolores. Esta festa das luzes, de tradição religiosa, remonta a 1852 e ainda hoje mantém acesas milhares de velas, dispostas sobre as janelas e as varandas dos edifícios, na noite de 8 de Dezembro.

O encanto pelas luzes arrasta-se igualmente o ano todo, através do chamado Plano Lumière, que garante a iluminação artística e estética de mais de 250 edifícios e espaços públicos da cidade, oferecendo um cenário nocturno encantado, com 100 mil projectores.

Sugestão: A oferta da cidade não passa só por cultura e museus. As ruas enchem-se de lojas, restaurantes e esplanadas, porta com porta, garantindo um ritmo vivo e colorido à cidade. É imprescindível parar por umas horas na Place du Terreaux, sentado numa esplanada, frente ao Musée des Beaux-Arts, onde se concentram centenas de pessoas em boa disposição. Visite também os mercados tradicionais e delicie-se com os cheiros e as cores da comida.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Gritos de Expressão... | Template Blue by TNB