O corpo humano

|

Image

O corpo humano é das máquinas mais sofisticadas e fascinantes que se conhece.

Sem preconceito nem distinção, o interior do organismo é igual a todos os seres humanos. Na exposição o Corpo Humano que decorreu em Lisboa revelava-se membro a membro, órgão a órgão, tudo o que temos dentro de nós. Veja um pouco…

Equilíbrio + Força muscular
O esqueleto move-se quando os músculos se contraem e puxam os ossos. Um complexo trio de canais nos ouvidos internos, combinados com os olhos e os nervos minúsculos das articulações, informam constantemente o cérebro acerca da posição exacta do corpo. Com esta informação, o cérebro diz aos músculos o que fazer para manterem o equilíbrio.

Sistema Linfático
Um dos sistemas mais misterioros do corpo é o sistema linfático, um grupo complexo de tecidos e gânglios linfáticos que defendem o organismo de substâncias nocivas e doenças.

Articulação da anca
A articulação da anca, uma das articulações mais fortes e mais estáveis no corpo, forma-se no local onde a bola na cabeça
do fémur (osso da coxa) encaixa no acetábulo (cavidade) do osso ilíaco. A estrutura da articulação permite a rotação, bem como o movimento para a frente e para trás e o movimento lateral.

Image

Camadas de músculo
As quatro camadas de músculos abdominais atravessam o corpo em quatro direcções diferentes para tornar firme e fortalecer a parede abdominal.

Sistema circulatório
O bater que ouve no ouvido durante um batimento cardíaco é o som das válvulas do coração a fechar.

O cérebro
Devido ao rápido crescimento através da evolução, os hemisférios cerebrais que representam 40% da massa cerebral total, desenvolveram uma série de pregas que lhes permite encaixarem-se dentro do crânio. Isto confere à superfície do cérebro o seu aspecto enrugado expandindo a sua área algumas centenas de vezes.

Sabia que…
» Os bebés têm 300 ossos; os adultos têm 206.
» O coração de um embrião começa a bater durante a terceira semana.
» Existem 96 mil quilómetros de vasos sanguíneos no corpo humano.

Image

Sistema circulatório
O arco palmar profundo transporta sangue e nutrientes para a palma e para os dedos. Devido à sua sensibilidade e destreza, as mãos necessitam de grande quantidade de sangue. Até um pequeno corte num dedo pode produzir uma grande
hemorragia.

Membros superiores
Os numerosos músculos dos membros superiores trabalham constantemente em conjunto para realizar tarefas como escrever, levantar e beber um golo de café.

Pulmões
O pulmão está dividido em 20 regiões separadas em termos funcionais, que recebem o seu próprio O pulmão está dividido em 20 regiões separadas em termos funcionais, que recebem o seu próprio abastecimento de sangue e podem continuar a funcionar se outro segmento for removido.

Sabia que…
» O cóccix, na base da nossa espinha, é tudo o que nos resta das caudas dos nossos antepassados.
» Um ser humano perde em média 40 a 100 fios de cabelo por dia.

Exercício físico
O número de fibras musculares permanece constante após o indivíduo parar de crescer, mas a sua força e tamanho podem aumentar. Esta alteração ocorre porque a estimulação repetitiva e exaustiva do músculos faz aumentar o seu potencial de energia.

Sistema nervoso
Alguns nervos periféricos, conhecidos como nervos autonómicos, ajudam a regular as respostas de luta ou fuga do seu organismo, quando este se apercebe que está em perigo ou quando está sob tensão crescente; o fluxo sanguíneo é desviado da pele para os órgãos, deixando-o com uma sensação de frio.

Sabia que…
» Os mais pequenos músculos do corpo encontram-se nas orelhas.
» Os cérebros das raparigas constituem 2,5% do peso corporal. Os cérebros
dos rapazes constituem 2%.
» O espermatozóide masculino é a célula mais pequena do corpo; o óvulo femino é a maior.
» Um espirro pode ultrapassar os 160 quilómetros por hora.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Gritos de Expressão... | Template Blue by TNB