Beba para perder kg (e refrescar-se)

|

Image

Cerveja, sangria, refrescos… Para fazer face ao calor sufocante, todos nós optamos por beber e voltar a beber. Mas cuidado: nem todas as bebidas são as mais indicadas, sobretudo se quer perder ou manter o peso. Para que a sua secura não lhe traga calorias extras continue a ler e fique a saber com o que é que deve encher o copo.

» Cerveja

Sem dúvida, uma das suas melhores eleições para os dias quentes. Faça dela a sua bebida oficial.

Calorias por copo: 84 (42 calorias por 100 ml).

Benefícios: De acordo com a nutricionista Dra. Rita Fonseca Silva, “o maior benefício do consumo de cerveja advém do facto de esta bebida conter níveis apreciáveis de um mineral chamado silício, que contribui para melhorar a densidade óssea. Também possui alguma acção diurética o que ajuda a função renal do nosso organismo”. Um outro argumento a favor da cerveja vem da nova Tabela da Composição de Alimentos, publicada pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), onde se destaca o facto de a cerveja aportar uma maior quantidade de vitaminas do que outras bebidas destiladas e não fermentadas, sobretudo do grupo B, e um relevante índice de folatos, que não está presente em nenhuma outra bebida destilada ou fermentada.
Contudo, não se ponha a beber canecas de meio litro desenfreadamente em prol da sua saúde. “Atenção, apesar dos seus benefícios, é errado consumir cerveja apenas com o objectivo de obter estas qualidades terapêuticas pois a cerveja é uma bebida com álcool e se não for consumida com moderação, os benefícios facilmente se transformam
em prejuízos”, alerta a nutricionista.

Queime o excesso: Calorias por 330 ml: 138,6.

A cerveja é uma bebida calórica. De certeza que já ouviu falar da famosa “barriga de cerveja”. Por isso, se se quer livrar dessas duas canecas extra ao jantar, depois de comer, faça um longo passeio. Caminhar a bom ritmo e durante pelo menos uma hora ajuda a eliminar tanto o álcool como os hidratos de carbono.

» Vermute

Esta verdadeira – e sedutora - bomba calórica pode obrigá-lo a suar a t-shirt durante meia hora.

Calorias por taça de aperitivo: 160 (128 calorias por 100 ml).

Benefícios: Trata-se de um aperitivo que contém caramelo para dar a cor avermelhada e concentrado de uva ou de açúcar para adocicar o sabor. Ou seja, um copo desta bebida vai penalizá-lo com uma sessão extra de treino. Contudo, embora não exista nenhuma prova científica que o comprove, o facto é que muitos consideram o vermute como um excelente tónico para o paladar e para o bom humor.

Queime o excesso: Calorias por 125 ml: 160.

Por se tratar de uma bebida espirituosa, deve esperar entre quatro e cinco horas antes de realizar qualquer exercício. Para eliminar as calorias (e as substâncias nocivas do álcool), o melhor é levar a cabo um treino cardiovascular durante, pelo menos, meia hora.

» Vinho tinto

Um clássico que aporta menos calorias do que poderá parecer.

Calorias por taça: 80 (53,3 calorias por 100 ml).

Benefícios: De certeza que já ouviu falar dos benefícios desta tão popular bebida. De facto, como salienta a nutricionista Rita Fonseca Silva, “ O vinho tinto possui na sua composição fitoquímicos que oferecem ao organismo humano defesa contra doenças graves. Os fitoquímicos presentes no vinho tinto fazem desta bebida uma excelente fonte de compostos que promovem a saúde cardiovascular quando consumida em moderação”. Bons argumentos para acompanhar o seu próximo jantar.

Queime o excesso: Calorias por 150 ml: 80.

O aporte calórico de um copo desta bebida é realmente moderado, pelo que um passeio pela praia, dez minutos de ténis ou um quarto de hora de lançamento do disco serão suficientes para queimar esse extra.

» Panaché

Misturar cerveja com refresco quase triplica as calorias fornecidas por uma caneca.

Calorias por copo: 106 (53 calorias por 100 ml).

Benefícios: Para além de refrescar as quentes tardes de Verão, esta agradável combinação aporta todos os benefícios da cerveja, tal como foi referido anteriormente. Contudo, “ao acrescentar um refrigerante irá, em termos nutricionais, tornar a bebida menos saudável, pois estes sumos industriais irão acrescentar uma quantidade excessiva
de açúcares rápidos que em nada contribui para a saúde”, esclarece a nutricionista
Dra. Rita Fonseca Silva.

Queime o excesso: Calorias por 330 ml: 175.

O problema desta bebida é que o habitual refresco de limão aumenta consideravelmente o seu conteúdo em açúcar, ao mesmo tempo que faz disparar
o seu aporte calórico total. Para o compensar, procure fazer um exercício um pouco mais intenso, como uma corrida ligeira ou uma partida relaxada de basquetebol.

Sangria

Causa estragos nas noites quentes, sobretudo entre os jovens, mas aporta uma boa dose de minerais.

Calorias por copo (sem fruta): 130 (86,7 calorias por 100 ml).

Benefícios: Com o vinho como ingrediente principal, aporta minerais benéficos para o corpo, como o magnésio, que diminui o stress, ou o zinco, que melhora o sistema imunológico. Ainda assim, “é errado pensar que por ter fruta e vinho tinto é uma bebida saudável, mesmo apesar destes dois ingredientes em separado serem dois ingredientes com qualidades nutricionais únicas. O que acontece é que na maioria dos casos a fruta existente na sangria é cortada e não prontamente consumida, perdendo a maior parte das suas vitaminas por exposição ao ar, calor, luz”, esclarece a especialista Dra. Rita Fonseca Silva.

Queime o excesso: Calorias por 150 ml: 130, sem fruta; entre 150 e 180, com fruta.

Com uma volta de bicicleta, que não dure menos de meia hora, queimará de imediato
a glicose, a frutose e o álcool.

» Granizado de limão

Um refrescante cocktail vitamínico com muito poucas calorias.

Calorias por copo alto: 60 (24 calorias por 100 ml).

Benefícios: A fama dos citrinos é universal. Reduzir o colesterol, ajudar a prevenir o cancro do cólon, mama ou pulmão são apenas alguns dos benefícios conhecidos, dada a sua riqueza em vitaminas e oligoelementos. Os citrinos aportam cálcio (fortalece os ossos), fósforo (para problemas de nervos), ferro (que transporta o oxigénio às células e fortalece o siste-ma imunitário) e potássio (potente depurativo e dissolvente de gorduras). Mas não se fica por aqui, os “alimentos ricos em licopeno, um poderoso antioxidante, podem ajudar a reduzir o risco de cancro da próstata. As maiores fontes de licopeno são os tomates crus ou cozinhados, em molho ou concentrados de tomate, os citrinos, a melancia, a goiaba, etc.”, refere a nutricionista Dra. Florbela Mendes.

Queime o excesso: Calorias por 250 ml: 60.

Dado o seu escasso aporte calórico, pode ser tomado após o treino para repor líquidos e minerais. É ideal para recuperar a tonicidade depois de uma sessão de pesos ou de cardio.

» Sumo de junça

A verdadeira rainha das esplanadas de Verão é tão saudável quanto calórica.

Calorias por copo grande: 225 (90 calorias por 100 ml).

Benefícios: Na altura do calor, até os mais resistentes se rendem a um sumo natural de fruta, bem fresco, mesmo com sabores exóticos. Uma opção é a junça ou juncinha.
“Os sumos feitos à base de frutas frescas são realmente a melhor opção para o Verão – reforça Rita Fonseca Silva – aos quais se pode acrescentar um pouco de leite ou iogurte e gelo picado”. Siga então a dica da nutricionista: “Faça um batido de fruta da época e, se possível, consuma-o logo após a confec-ção. Não exagere na quantidade de açúcar de pacote adicionado pois a fruta contém já o seu açúcar natural que é de longe o mais saudável ao organismo. O sumo de junça é o sumo de uma planta brasileira não comum por cá, o ideal é juntar aos batidos de fruta um pouco de hortelã, canela, limão, etc.”.

Queime o excesso: Calorias por 250 ml: 225.

A forma mais rápida de queimar as calorias fornecidas é treinar no ginásio durante meia hora. A boa notícia é que, como se digere com facilidade, você pode começar a movimentar-se logo após o último gole. Outra forma de o conseguir é lançar-se a correr.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Gritos de Expressão... | Template Blue by TNB