Substâncias psicoactivas (drogas): classificação e definição

|

As substâncias psicoactivas ou Psicofármacos são substâncias que afectam o Sistema Nervoso Central e que provocam dependência fisica e/ou psiquica. Estas substâncias classificam-se como:

- DEPRESSORAS da actividade do SNC: diminuem e inibem a actividade do SNC, da actividade motora, da reacção à dor e da ansiedade, sendo comum um efeito euforizante inicial (diminuição das inibições) e posteriormente um aumento da sonolencia. Os diversos depressores do SNC são: opiáceos e benzodiazepinas.

- ESTIMULANTES da actividade do SNC: aumentam o estado de alerta, insónia e aceleração dos processos psiquicos, aumentando a actividade do SNC e como consequinte a taxa metabólica do organismo. Exemplos são: anfetaminas, cocaína, nicotina e cafeína.

- PERTURBADORES da actividade do SNC: são substâncias que levam ao aparecimento de diversos fenómenos psiquicos anormais como alucinações e delirios, sem que haja inibição ou estimulação global do SNC. Modificam o curso do pensamento e das percepções sensoriais. A LSD25, cannabis e derivados são exemplos.

BENZODIAZEPINAS

diazepam (VALIUM); lorazepam (LORENIN); alprazolam (XANAX).

As benzodiazepinas têm uma acção ansiolítica, miorrelaxante, sedativa, anti-convulsionante e hipnótica. Causam tolerância e dependência tanto fisica como psíquica.

OPIÁCEOS

morfina (de onde se extrai a heroína), codeína e papaverina.

Do ópio (designação dada ao fluido obtido a partir da papoila - papaver somniferum) extraem-se alcalóides como a morfina (de onde se extrai a heroína), a codeína e a papaverina. Os opiáceos possuem uma potente acção depressora e analgésica do SNC. Provoca tolerância e dependência. Quando se suspende a sua administração surge um síndrome de abstinência.

ANFETAMINAS

ecstasy

As anfetaminas são substâncias que estimulam o SNC. Durante a 2ª Guerra Mundial, os soldados alemães tomavam estas substâncias para combater a fadiga e mantê-los em alerta. Só após a guerra acabar se descobriu as consequências do seu uso regular, tais como a degeneração dos neurónios, levando ao aparecimento de lesões irreversiveis no cerebro. Causam tolerância, dependencia fisica e psiquica.

COCAÍNA

A cocaína pertence ao grupo das substâncias simpaticomiméticas, provoca um aumento de neurotransmissores na fenda sináptica estimulando a actividade do SNC. Causa uma elevada dependensia psíquica (mas não fisica) e aquando a sua descoberta era receitada para todo o tipo de doenças (prescrita até pelo próprio Freud para a cura da depressão e cura da dependência da morfina) e inclusive era um dos ingredientes da famosa Coca-Cola.

NICOTINA

A nicotina, um estimulador do SNC, tem uma vida média no sangue inferior a 2h. A tolerância desenvolve-se rapidamente, poucos dias após o inicio do seu uso e elevadas doses provocam paralisia respiratória e hipotensão severa causada pela paralisia medular. Aquando da sua privação desenvolve-se um síndrome de abstinência. A nicotina atravessa a barreira placentária e é segregada atravéz do leite materno, transmitindo-se com facilidade ao fecto.

CAFEÍNA

A cafeína é a droga estimulante mais consumida em todo o mundo. Desenvolve-se raidamente tolerância a esta substância e causa dependência fisica e psiquica. A intoxicação por esta substância provoca cefaleias, insónias, confusão, tremores, diurese, nervosismo, taquicardia e inclusive convulsões.

LSD25

Dietilamida do Ácido Lisérgico (ácidos)

Producto sintético extraído da cravagem de um fungo do centeio. Era utilizado como recurso psicoterapêutico (no tatamento do alcoolismo e disfunções sexuais) até que se descobriram os seus efeitos alucingénicos. Não cria dependencia física mas cria dependência psicológia e o seu consumo leva à alteração total da percepção da realidade.

CANNABIS E CANNABINÓIDES

THC (tetrahidrocannabiol)

A cannabis utilizada antigamente para o tratamento do reumatismo, malária, insónias, cefaleias, etc. e posteriormente os grandes intelectuais e artistas consumiam frequentemente, até que a geração hippie a vulgarizou levando à sua ilegalidade. É um perturbador do SNC e provoca agressividade, pânico, alucinações e psicose. Estes efeitos são evidenciados quando consumida em excesso. A cannabis (erva, ganza, polén, chocolate, charro, porro, etc) é a droga ilegal com maior aceitação social.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Gritos de Expressão... | Template Blue by TNB